sexta-feira, 25 de abril de 2008

Teste online quais games seu computador pode rodar

O site Can You Run It serve para você testar online quais games seu computador pode rodar. Você escolhe um jogo na lista e ele testa a configuração do seu PC contra os requisitos mínimos e recomendados para o jogo. Caso o teste falhe em algum desses requisitos, o sistema faz recomendações de upgrades que seriam necessários para executar tal jogo. Para rodar os testes, é preciso aceitar a execução de um applet Java.


Retirado do site:

terça-feira, 15 de abril de 2008

O que é um endereço IP?

Cada máquina na Internet tem um número de identificação exclusivo chamado endereço IP. Um endereço IP comum se parece com este:
  • 216.27.61.137

Para que fique mais fácil para lembrarmos estes números, os endereços IP normalmente são expressos no formato decimal com um "número decimal pontilhado" como o descrito acima. No entanto, os computadores se comunicam na forma binária. Veja o mesmo endereço IP no sistema binário:

  • 11011000.00011011.00111101.10001001

Os quatro números em um endereço IP são chamados de octetos, porque cada um deles tem oito posições quando visualizados na forma binária. Se forem somadas todas as posições juntas, pode-se obter 32, razão pela qual os endereços IP são considerados números de 32 bits. Como cada uma das oito posições pode ter dois estados diferentes (1 ou 0), o número total de combinações possíveis por octeto é 28 ou 256. Portanto, cada octeto pode conter qualquer valor entre 0 e 255. Combinando os quatro octetos, obtém-se 232 ou possivelmente 4.294.967.296 valores exclusivos.

Dentre quase 4,3 bilhões de combinações possíveis, determinados valores não poderão ser usados como endereços IP. Por exemplo, o endereço IP 0.0.0.0 está reservado para a rede padrão e o endereço 255.255.255.255 é usado para radiodifusão.

Os octetos têm uma outra finalidade além de simplesmente separar os números. Eles são usados para criar classes de endereços IP que podem ser designadas a uma determinada empresa, governo ou outra entidade baseada no tamanho e necessidade. Os octetos são separados em duas seções: rede e anfitrião. A seção da rede sempre contém o primeiro octeto. Ele é usado para identificar a qual rede pertence o computador. O anfitrião (às vezes chamado de Nodo) identifica o computador atual da rede. A seção do anfitrião sempre contém o último octeto. Existem cinco classes IP, além de determinados endereços especiais.

  • Rede padrão - o endereço IP 0.0.0.0 é usado para a rede padrão.
  • Classe A - essa classe é para redes muito grandes, como as maiores empresas internacionais. Os endereços IP com o primeiro octeto de 1 a 126 fazem parte dessa classe. Os outros três octetos são usados para identificar cada anfitrião. Isso significa que existem 126 redes classe A, cada uma com 16.777.214 (224 -2) possíveis anfitriões para um total de 2.147.483.648 (231) endereços IP exclusivos. As redes classe A agrupam metade do total de endereços IP disponíveis. Nas redes classe A, o valor do bit de ordem mais alta (o primeiro número binário) no primeiro octeto é sempre 0.

Rede
Anfitrião ou Nodo
115.
24.53.107
  • Testador de endereços - o endereço IP 127.0.0.1 é usado como endereço para o testador de endereços. Isso significa que ele é usado pelo computador anfitrião para enviar uma mensagem a ele mesmo. É usado geralmente para resolução de problemas e teste da rede.
  • Classe B - é usada para redes de tamanho médio. Um bom exemplo seria o campus de uma grande universidade. Os endereços IP com o primeiro octeto de 128 a 191 fazem parte dessa classe. Os endereços classe B também incluem o segundo octeto como parte do identificador da rede. Os outros dois octetos são usados para identificar cada anfitrião. Isso significa que existem 16.384 (214) redes classe B, cada uma com 65.534 (216 -2) anfitriões possíveis para um total de 1.073.741.824 (230) endereços IP exclusivos. As redes classe B agrupam um quarto do total de endereços IP disponíveis. As redes classe B têm valor 1 para o primeiro bit e valor 0 para o segundo bit no primeiro octeto.

Rede
Anfitrião ou Nodo
145.24.
53.107
  • Classe C - são geralmente usados para empresas de tamanho pequeno a médio. Os endereços IP com o primeiro octeto de 192 a 223 fazem parte dessa classe. Os endereços classe C também incluem o segundo e terceiro octetos como parte do identificador da rede. O último octeto é usado para identificar cada anfitrião. Isso significa que existem 2.097.152 (221) redes classe C, cada uma com 254 (28 -2) anfitriões possíveis para um total de 536.870.912 (229) endereços IP exclusivos. As redes classe C agrupam um oitavo do total de endereços IP disponíveis. Elas têm valor 1 para o primeiro bit, valor 1 para o segundo bit e valor 0 para o terceiro bit no primeiro octeto.

Rede
Anfitrião ou Nodo
195.24.53.
107
  • Classe D - usada para multicasts, ela é ligeiramente diferente das três primeiras classes. Ela tem valor 1 para o primeiro bit, valor 1 para o segundo bit, valor 1 para o terceiro bit e valor 0 para o quarto bit. Os outros 28 bits são usados para identificar o grupo de computadores que irá receber as mensagens multicast. A classe D agrupa 1/16 (268.435.456 ou 228) dos endereços IP disponíveis.

Rede
Anfitrião ou Nodo
224.
24.53.107
  • Classe E - é usada somente para propósitos experimentais. Ela é diferente das primeiras três classes, assim como a classe D. Ela tem valor 1 para o primeiro bit, valor 1 para o segundo bit, valor 1 para o terceiro bit e valor 1 para o quarto bit. Os outros 28 bits são usados para identificar o grupo de computadores que irá receber as mensagens multicast. A classe E agrupa 1/16 (268.435.456 ou 228) dos endereços IP disponíveis.

Rede
Anfitrião ou Nodo
240.
24.53.107
  • Radiodifusão - mensagens que são designadas a todos os computadores de uma rede são enviadas como radiodifusão. Essas mensagens sempre utilizam o endereço IP 255.255.255.255.

Buscas mais refinadas no Google

Se você conhece a sintaxe certa, pode ir rapidamente para uma pequena lista de resultados desejados. A seguir, listamos algumas frases- chave de busca e como usá-las. A maioria das consultas vale tanto para a página do serviço de busca quanto para a barra de ferramentas que pode ser acrescentada ao Internet Explorer.

O Google também vai além de uma ferramenta de busca. Ele é um dicionário, uma calculadora, um catálogo de telefone... Veja como explorar seus recursos.

Mais para + e – – Para fazer o Google incluir palavras vazias (palavras comuns que ele ignoraria, como “a”), você pode usar um + (sinal de mais). Para fazer o Google excluir palavras vazias, substitua o + por um – (sinal de menos). Exemplo: para encontrar atalhos de teclado no processador de textos Microsoft Word, digite keyboard+shortcut+word. Substitua word por qualquer nome de aplicação para obter atalhos de teclado para ela, como OE (para Outlook Express), Quicken e Acrobat. Com todas as palavras da sintaxe, certifique-se de não haver espaço depois de ambos os sinais ou do sinal de dois pontos.

Direto no título – Se você incluir a expressão “intitle:”, sem as aspas, em sua busca, o Google procura apenas palavras encontradas em títulos de páginas web. Exemplo: intitle:chocolate

Preso na web – Quer desprezar o conteúdo das páginas e concentrar as baterias da busca apenas nas URLs? Use a expressão “inurl:”, sem as aspas, antes da palavra pesquisada. Exemplo: inurl:futebol

No formato certo – Muitos tipos de arquivos são pesquisados pelo Google, além das páginas no formato HTML padrão. Para fazer isso, basta usar a expressão “filetype:”, sem as aspas, no campo de busca. Exemplo: se você digitar “filetype:doc chocolate”, receberá apenas documentos do Word sobre chocolate. A mesma regra vale para outros tipos de arquivos criados com os programas correspondentes. Exemplos:
• Adobe Acrobat (pdf)
• Lotus 1-2-3 (wk1, wk2 e assim por diante)
• Microsoft Excel (xls)
• Microsoft PowerPoint (ppt)
• Rich Text Format (rtf)
• Shockwave Flash (swf)
• Text (ans, txt)

Suporte a texto – O Google busca apenas no corpo do texto de páginas web – não em links, URLs ou títulos – quando a busca é iniciada pela expressão “intext”, sem as aspas Exemplo: intext:chocolate

Cite o site – Use a sintaxe “site”, sem as aspas, quando quiser limitar a busca do Google a um endereço específico. Exemplo: site: pcworld.com.br Google oferecerá referências sobre o serviço de busca no site da PC WORLD.

As dez primeiras palavras – O Google limita as buscas às 10 primeiras palavras entradas. Em razão disso, use as frases mais curtas possíveis. O Google também pesquisa palavras na ordem em que aparecem, ou seja, “livro eletrônico” traria resultados diferentes de “eletrônico livro”.

Definições definitivas – Não tem um dicionário à mão? Encontre definições para palavras digitando “define:”, sem as aspas, seguido da palavra sobre a qual quer o significado. Exemplo: define:music. O Google retorna apenas a definição. Se você quiser incluir na lista de resultados sites baseados na palavra, descarte o sinal de dois pontos. Exemplo: define music. Infelizmente, funciona apenas para termos em inglês.

Calculadora embutida – Usar a calculadora do Google é fácil como 2+2. Basta digitar os números que você gostaria de calcular, sem o sinal de igual. Exemplo: 124+168 retorna 124 + 168 = 292. Para multiplicações, use um asterisco (*); para divisões, use uma barra oblíqua (/). Você também pode usar a calculadora do Google para cálculos matemáticos um pouco mais complexos. Obtenha orientação em www.google.com/help/calculator.html.

Quão feliz você pode ser? – O botão Estou com Sorte, ao lado do botão Pesquisa Google leva você diretamente à primeira página Web que seria listada em uma página comum de resultados de busca do Google. Ela é melhor usada como um atalho para um site que, claramente, será o primeiro resultado.

O grande catálogo telefônico – Você tem um telefone dos Estados Unidos e quer saber o endereço? Digite o número de telefone residencial (312-555-1212, por exemplo) para obter o endereço (e um mapa) ou escreva o primeiro nome (ou inicial), último nome e cidade para obter o número, se ele estiver listado. Você também pode concentrar a busca acrescentando o CEP.