segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Crie menus CSS facilmete

O CSS Menu Maker é um programa para você criar seus próprios menus em formato CSS ou HTML. O programa dispensa instalação operando diretamente a partir de seu navegador de internet padrão. Está no idioma inglês porém isso não compromete a compreensão pois seu intuito é gerar códigos para utilização posterior conforme desejar.

Para criar um menu utilizando esta ferramenta, primeiro deve-se escolher o tipo do menu de sua preferência entre as três categorias disponibilizadas. Quando isto é feito, um exemplo é exibido na tela junto com o código em CSS e HTML para a criação deste. A partir desta páginas já é possível efetuar download do código (“download source”), das imagens (“Download Images”) ou você pode editar a partir dali mesmo (“Customize”).

Optando por fazer as modificações, serão exibidos alguns passos que poderão auxiliá-lo nesta tarefa, todos com explicações logo abaixo dos itens a serem personalizados, começando pela criação da estrutura. Para visualizar o andamento de sua criação, basta utilizar o botão “Preview” e uma vez finalizado, pode-se efetuar o download do código do menu gerado inclusive com as instruções de instalação.

O programa funciona corretamente e traz de forma bem clara e explicativa (embora as instruções estejam no idioma inglês) como criar os menus. Uma ferramenta indicada para quem precisa montar algo neste sentido, mesmo para quem está começando a trabalhar com isso agora.


Link: http://www.cssmenumaker.com/

segunda-feira, 5 de maio de 2008

VPN Crie uma Rede Local pela Internet

Para você conectar seu computador a outro em outra cidade o que você vai precisar é de VPN !!!

O Windows XP Pro, Windows 2003 e windows vista ultimate tem essas facilidades.

No windows XP pro o que vc tem que fazer é o seguinte: Um dos computadores vai ser o "servidor" vpn e aceitará as conexões iniciadas pelo outro, que será chamado de "cliente".

Para configurar o servidor certifique-se que ele tem acesso a IP público (pode ser dinâmico). Para isso você tem que configurar o roteador, se o computador estiver ligado via roteador a internet. Se ele estiver ligado direto a internet, não precisa configurar roteador (obviamente).

No servidor você vai em painel de controle, conexões de rede, criar uma nova conexão, configurar uma conexão avançada, aceitar conexões de entrada, avançar, permitir conexões virtuais privadas, aí você seleciona os usuários do servidor que poderão se conectar a partir do outro computador. Na prática, você vai criar um userid/password para que o outro computador se conecte ao servidor vpn. Avançar, avançar, concluir.

pronto, o seu "servidor" está pronto para receber as conexões a partir do outro.

Agora vc configura o "cliente".

Vá em painel de controle, conexões de rede, criar nova conexão, conectar-me a uma rede em meu local de trabalho, conexão vpn (rede virtual privada), nome da empresa (coloque qualquer nome para identificar o computador remoto), selecione "não discar" (estou assumindo que vc tem uma conexão banda larga com a internet que está sempre conectada), aí vem o pulo do gato. Nessa hora você tem que colocar o IP público do servidor. Se o servidor tem IP dinãmico, cada vez que ele se conectar a internet o IP muda, portanto você tem que anotar esse IP e passar para o "cliente" que informará aqui o IP, manualmente. Se o servidor usar algum serviço de DNS Dinâmico como o NO-IP.ORG ou WWW.CJB.NET aí é só colocar aqui o "hostname" do computador (normalmente algo meu-computador.no-ip.org ou meunomemaluco.cjb.net)

Depois é só concluir, a conexão estará criada, porém não acionada.

O cliente então deve clicar na conexão VPN, informar o userid/password informado para o usuário selecionado na prática e aguardar a conexão ser estabelecida.

Depois de estabelecida a conexão ambos computadores funcionarão como se estivessem em rede local. Você pode usar o windows explorer para copiar arquivo de uma pasta para outra, como se estivesse numa rede local só que a velocidade da internet pública é muito mais lenta do que uma rede local portanto fique esperto.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Teste online quais games seu computador pode rodar

O site Can You Run It serve para você testar online quais games seu computador pode rodar. Você escolhe um jogo na lista e ele testa a configuração do seu PC contra os requisitos mínimos e recomendados para o jogo. Caso o teste falhe em algum desses requisitos, o sistema faz recomendações de upgrades que seriam necessários para executar tal jogo. Para rodar os testes, é preciso aceitar a execução de um applet Java.


Retirado do site:

terça-feira, 15 de abril de 2008

O que é um endereço IP?

Cada máquina na Internet tem um número de identificação exclusivo chamado endereço IP. Um endereço IP comum se parece com este:
  • 216.27.61.137

Para que fique mais fácil para lembrarmos estes números, os endereços IP normalmente são expressos no formato decimal com um "número decimal pontilhado" como o descrito acima. No entanto, os computadores se comunicam na forma binária. Veja o mesmo endereço IP no sistema binário:

  • 11011000.00011011.00111101.10001001

Os quatro números em um endereço IP são chamados de octetos, porque cada um deles tem oito posições quando visualizados na forma binária. Se forem somadas todas as posições juntas, pode-se obter 32, razão pela qual os endereços IP são considerados números de 32 bits. Como cada uma das oito posições pode ter dois estados diferentes (1 ou 0), o número total de combinações possíveis por octeto é 28 ou 256. Portanto, cada octeto pode conter qualquer valor entre 0 e 255. Combinando os quatro octetos, obtém-se 232 ou possivelmente 4.294.967.296 valores exclusivos.

Dentre quase 4,3 bilhões de combinações possíveis, determinados valores não poderão ser usados como endereços IP. Por exemplo, o endereço IP 0.0.0.0 está reservado para a rede padrão e o endereço 255.255.255.255 é usado para radiodifusão.

Os octetos têm uma outra finalidade além de simplesmente separar os números. Eles são usados para criar classes de endereços IP que podem ser designadas a uma determinada empresa, governo ou outra entidade baseada no tamanho e necessidade. Os octetos são separados em duas seções: rede e anfitrião. A seção da rede sempre contém o primeiro octeto. Ele é usado para identificar a qual rede pertence o computador. O anfitrião (às vezes chamado de Nodo) identifica o computador atual da rede. A seção do anfitrião sempre contém o último octeto. Existem cinco classes IP, além de determinados endereços especiais.

  • Rede padrão - o endereço IP 0.0.0.0 é usado para a rede padrão.
  • Classe A - essa classe é para redes muito grandes, como as maiores empresas internacionais. Os endereços IP com o primeiro octeto de 1 a 126 fazem parte dessa classe. Os outros três octetos são usados para identificar cada anfitrião. Isso significa que existem 126 redes classe A, cada uma com 16.777.214 (224 -2) possíveis anfitriões para um total de 2.147.483.648 (231) endereços IP exclusivos. As redes classe A agrupam metade do total de endereços IP disponíveis. Nas redes classe A, o valor do bit de ordem mais alta (o primeiro número binário) no primeiro octeto é sempre 0.

Rede
Anfitrião ou Nodo
115.
24.53.107
  • Testador de endereços - o endereço IP 127.0.0.1 é usado como endereço para o testador de endereços. Isso significa que ele é usado pelo computador anfitrião para enviar uma mensagem a ele mesmo. É usado geralmente para resolução de problemas e teste da rede.
  • Classe B - é usada para redes de tamanho médio. Um bom exemplo seria o campus de uma grande universidade. Os endereços IP com o primeiro octeto de 128 a 191 fazem parte dessa classe. Os endereços classe B também incluem o segundo octeto como parte do identificador da rede. Os outros dois octetos são usados para identificar cada anfitrião. Isso significa que existem 16.384 (214) redes classe B, cada uma com 65.534 (216 -2) anfitriões possíveis para um total de 1.073.741.824 (230) endereços IP exclusivos. As redes classe B agrupam um quarto do total de endereços IP disponíveis. As redes classe B têm valor 1 para o primeiro bit e valor 0 para o segundo bit no primeiro octeto.

Rede
Anfitrião ou Nodo
145.24.
53.107
  • Classe C - são geralmente usados para empresas de tamanho pequeno a médio. Os endereços IP com o primeiro octeto de 192 a 223 fazem parte dessa classe. Os endereços classe C também incluem o segundo e terceiro octetos como parte do identificador da rede. O último octeto é usado para identificar cada anfitrião. Isso significa que existem 2.097.152 (221) redes classe C, cada uma com 254 (28 -2) anfitriões possíveis para um total de 536.870.912 (229) endereços IP exclusivos. As redes classe C agrupam um oitavo do total de endereços IP disponíveis. Elas têm valor 1 para o primeiro bit, valor 1 para o segundo bit e valor 0 para o terceiro bit no primeiro octeto.

Rede
Anfitrião ou Nodo
195.24.53.
107
  • Classe D - usada para multicasts, ela é ligeiramente diferente das três primeiras classes. Ela tem valor 1 para o primeiro bit, valor 1 para o segundo bit, valor 1 para o terceiro bit e valor 0 para o quarto bit. Os outros 28 bits são usados para identificar o grupo de computadores que irá receber as mensagens multicast. A classe D agrupa 1/16 (268.435.456 ou 228) dos endereços IP disponíveis.

Rede
Anfitrião ou Nodo
224.
24.53.107
  • Classe E - é usada somente para propósitos experimentais. Ela é diferente das primeiras três classes, assim como a classe D. Ela tem valor 1 para o primeiro bit, valor 1 para o segundo bit, valor 1 para o terceiro bit e valor 1 para o quarto bit. Os outros 28 bits são usados para identificar o grupo de computadores que irá receber as mensagens multicast. A classe E agrupa 1/16 (268.435.456 ou 228) dos endereços IP disponíveis.

Rede
Anfitrião ou Nodo
240.
24.53.107
  • Radiodifusão - mensagens que são designadas a todos os computadores de uma rede são enviadas como radiodifusão. Essas mensagens sempre utilizam o endereço IP 255.255.255.255.

Buscas mais refinadas no Google

Se você conhece a sintaxe certa, pode ir rapidamente para uma pequena lista de resultados desejados. A seguir, listamos algumas frases- chave de busca e como usá-las. A maioria das consultas vale tanto para a página do serviço de busca quanto para a barra de ferramentas que pode ser acrescentada ao Internet Explorer.

O Google também vai além de uma ferramenta de busca. Ele é um dicionário, uma calculadora, um catálogo de telefone... Veja como explorar seus recursos.

Mais para + e – – Para fazer o Google incluir palavras vazias (palavras comuns que ele ignoraria, como “a”), você pode usar um + (sinal de mais). Para fazer o Google excluir palavras vazias, substitua o + por um – (sinal de menos). Exemplo: para encontrar atalhos de teclado no processador de textos Microsoft Word, digite keyboard+shortcut+word. Substitua word por qualquer nome de aplicação para obter atalhos de teclado para ela, como OE (para Outlook Express), Quicken e Acrobat. Com todas as palavras da sintaxe, certifique-se de não haver espaço depois de ambos os sinais ou do sinal de dois pontos.

Direto no título – Se você incluir a expressão “intitle:”, sem as aspas, em sua busca, o Google procura apenas palavras encontradas em títulos de páginas web. Exemplo: intitle:chocolate

Preso na web – Quer desprezar o conteúdo das páginas e concentrar as baterias da busca apenas nas URLs? Use a expressão “inurl:”, sem as aspas, antes da palavra pesquisada. Exemplo: inurl:futebol

No formato certo – Muitos tipos de arquivos são pesquisados pelo Google, além das páginas no formato HTML padrão. Para fazer isso, basta usar a expressão “filetype:”, sem as aspas, no campo de busca. Exemplo: se você digitar “filetype:doc chocolate”, receberá apenas documentos do Word sobre chocolate. A mesma regra vale para outros tipos de arquivos criados com os programas correspondentes. Exemplos:
• Adobe Acrobat (pdf)
• Lotus 1-2-3 (wk1, wk2 e assim por diante)
• Microsoft Excel (xls)
• Microsoft PowerPoint (ppt)
• Rich Text Format (rtf)
• Shockwave Flash (swf)
• Text (ans, txt)

Suporte a texto – O Google busca apenas no corpo do texto de páginas web – não em links, URLs ou títulos – quando a busca é iniciada pela expressão “intext”, sem as aspas Exemplo: intext:chocolate

Cite o site – Use a sintaxe “site”, sem as aspas, quando quiser limitar a busca do Google a um endereço específico. Exemplo: site: pcworld.com.br Google oferecerá referências sobre o serviço de busca no site da PC WORLD.

As dez primeiras palavras – O Google limita as buscas às 10 primeiras palavras entradas. Em razão disso, use as frases mais curtas possíveis. O Google também pesquisa palavras na ordem em que aparecem, ou seja, “livro eletrônico” traria resultados diferentes de “eletrônico livro”.

Definições definitivas – Não tem um dicionário à mão? Encontre definições para palavras digitando “define:”, sem as aspas, seguido da palavra sobre a qual quer o significado. Exemplo: define:music. O Google retorna apenas a definição. Se você quiser incluir na lista de resultados sites baseados na palavra, descarte o sinal de dois pontos. Exemplo: define music. Infelizmente, funciona apenas para termos em inglês.

Calculadora embutida – Usar a calculadora do Google é fácil como 2+2. Basta digitar os números que você gostaria de calcular, sem o sinal de igual. Exemplo: 124+168 retorna 124 + 168 = 292. Para multiplicações, use um asterisco (*); para divisões, use uma barra oblíqua (/). Você também pode usar a calculadora do Google para cálculos matemáticos um pouco mais complexos. Obtenha orientação em www.google.com/help/calculator.html.

Quão feliz você pode ser? – O botão Estou com Sorte, ao lado do botão Pesquisa Google leva você diretamente à primeira página Web que seria listada em uma página comum de resultados de busca do Google. Ela é melhor usada como um atalho para um site que, claramente, será o primeiro resultado.

O grande catálogo telefônico – Você tem um telefone dos Estados Unidos e quer saber o endereço? Digite o número de telefone residencial (312-555-1212, por exemplo) para obter o endereço (e um mapa) ou escreva o primeiro nome (ou inicial), último nome e cidade para obter o número, se ele estiver listado. Você também pode concentrar a busca acrescentando o CEP.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Vaga para Moderadores no fórum Hospedagem Grátis

O forum HospedagemGratis (www.hospedagemgratis.vai.la) esta com vagas abertas à moderação, requisitos basicos para o cargo no fórum é de ter apenas conhecimentos basicos em alguma área da informatica.

Para de candidatar basta enviar um e-mail para o endereço marcelo.mfp@live.com ou mandar mensagem para marcelo.mfp no forum (usuarios cadastrados) demosntrando seu interesse e comentando seus conhecimentos em informática.

Acesse agora!
www.hospedagemgratis.vai.la

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Enfim Windows Vista SP1

Em fim chegou o SP1 (Primeiro Service Pack) para o novo Windows.
Bom na minha opnião eu diria no minimo desnecessario, afinal não há tantas falhas como o XP teve em seu lançamento. Acredito que este SP so tenha sido lançado pela grande pressão do mercado em querer sempre aperfeiçoar ainda mais as coisas, em outras palavras os consumidores são perfeccionistas, o que não deixa de ser um ótima qualidade...

No inicio o XP havia vários bugs, que ia de falhas do msn até em falhas críticas que resultavam no reset da maquina, no Vista não a muitos bugs por enquanto.

O "problema" do Vista é que ele é muito avançado para o Brasil e pode acabar ocasionando alguns problemas de incompatibilidades com hardwares antigos, sendo essa a pricipal reclamação de quem não quer aceitar a superioridade do novo SO da Microsoft.

Você acredita que seu computador comprado esses dias é top de linha nos EUA?
Bom a resposta correta para muitas pessoas seria não. Os perifericos são bem mais em conta nos "States", o que pra eles terem equipamentes de ultima geração não implica em um custo tão alto como aqui no Brasil.

O novo SP veio trazendo não muitas correções e uma otima notícia, ficou um pouco mais veloz, o que muita gente tem reclado do Vista seria justamente sua lerdeza, que poderia ser solucionada apenas com bom PC.


Bom, este post foi meio pessoal mas não deixa de ser válido, afinal aqui contem informações que relacionei de varios sites e revistas.

FUIZ!!!

Plantão G1 no Knowload

Agora o Knowload dispõe de um plantão de notícias da globo.
O G1 um otimo site para quem e gosta de informações, novidades e notícias do Brasil e do Mundo.

Bom aproveito pessoal!!!

domingo, 20 de janeiro de 2008

Firefox ainda mais rapido!!!

Tutorial simples do que pode ser feito para aumentar a velocidade do Firefox e com isto ganhar mais eficiencia com seu browser.


1- No campo de endereços digite "about:config" sem aspas.


2- Pesquise sobre os seguintes nomes e mude seu valor pelo apresentado ao lado.

browser.cache.disk.capacity: 10240
network.http.max-connections: 48
network.http.max-connections-per-server: 24
network.http.max-persistent-connections-per-proxy: 12
network.http.max-persistent-connections-per-server: 6
network.http.pipelining: true
network.http.pipelining.maxrequests: 32
network.http.proxy.pipelining: true


3- Clique com o botão direito em qualquer linha e escolha "Nova Opção > Inteira".

Nome: browser.cache.memory.capacity
Valor: 16000


Obs: É viavel primeiro fazer um backup do Fifefox caso houver alguma “atrapalhação". Para isso deve-se fazer uma cópia da pasta C:\Documents and Settings\Nome_do_Admin\Dados de aplicativos\Mozilla\Firefox antes de fazer qualquer alteração.

(A pasta "Dados de aplicativos" geralmente é oculta dentro de C:\Documents and Settings\Nome_do_Admin\)

Obs: Realmente vale a pena experimentar! *-*